Secretaria de Agricultura participa de evento de entrega de Kits Agrícolas para Associações de Agricultores Familiares na AL/MT

Por Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de evento entrega de 04 (quatro) Kits Agrícolas que irão beneficiar associações rurais da Agricultura Familiar do município.

O evento ocorreu no último dia 15 de Março de 2023, na sede da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), em Cuiabá-MT, das 09 às 11 horas. Os Kits foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) com recursos de emende parlamentar da Deputada Estadual Janaina Riva (MDB). Além, da deputada, estivarem presentes na solenidade o Secretário de Estado da Agricultura Familiar Luluca Ribeiro, prefeitos, vereadores, secretários municipais de agricultura e representantes de dezenas de associações e cooperativas da Agricultura Familiar do estado.

O Kit Agrícola será composto por 01 (um) Motocultivador, 01 (um) Perfurador de Solo, 01 (uma) Adubadeira Costal e 01 (um) Atomizador Costal para Pulverização. A solicitação dos Kits foi realizada pela Secretaria da Agricultura em 2023. Foram entregues 04 que irão atender os associados da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada – AMPAFAD (02), a Associação de Feirantes de São José dos Quatro Marcos – Feira Livre (01), e Associação Vale dos Jauru – AVJ (01). O termo foi lavrado e assinado pela presidente da AMPAFAD, Marilene dos Reis Alves.

Para a Deputada Estadual Janaina Riva, “os Kits Agrícolas serão muitos importantes para os agricultores familiares beneficiados, pois poderão aprimorar e modernizar seus sistemas de produção, reduzindo os custos de mão de obra, permitindo o aumento da produtividade e da renda das famílias”.

A expectativa que mais de 120 famílias sejam diretamente beneficiadas pelos Kits Agrícolas. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “os Kits serão muito importantes para auxiliar no processo de produção nas propriedades rurais das associadas das três associações beneficiadas”.

O Kit Agrícola, compõem uma das ações do projeto Campo Sustentável que tem por objetivo possibilitar que os atores da agricultura familiar aumentem a sua capacidade de produção com a utilização de insumos agrícolas que aumentarão a produção e reduzirão o tempo e força destinados.